Salete Pimenta Tavares
Um dos mais belos por do sol do país, com certeza, é o que acontece às margens do Rio Potengi, na cidade do Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte.
O “Por do Sol no Potengi” é um projeto que teve início em novembro de 2008 e já é hoje um atrativo cultural e musical para a cidade do Natal. A atração pincipal é o saxofonista Luís Dantas, que, a bordo de uma pequena canoa, vem deslizando sobre o Rio Potengi, tocando as músicas “Praieira” de Otoniel Menezes e “Royal Cinema” de Tonheca Dantas.
Luís Dantas se apresenta em pé na canoa, tocando as músicas acima citadas, acompanhando o trajeto do por do sol. O momento mais bonito da apresentação, se dá quando o saxofonista fica parado em frente aos raios do sol que se refletem sobre as águas, os quais vão sumindo como se estivessem saindo da canoa para o encontro do mar com o céu.
Após a apresentação do por do sol, o saxofonista sobe para um pequeno palco improvisado para continuidade do espetáculo. Esse local tem toda a estrutura de um bar, onde os turistas e outras pessoas que alí se encontram, são atendidas de forma satisfatória.
Às 18:00 horas em ponto, as luzes são apagadas, ficando somente um foco de luz que é deslocado para a violonista Mariana Holschuh, que executa a música Ave-Maria de Gounod, emocionando a todos que alí se encontram.
Em seguida, outros músicos se apresentam com verdadeiros shows: Isak Galvão que, com sua bonita voz entra no palco com malabarismo em perna de pau; Galvão Filho, músico potiguar, autor de canções de raízes folclóricas, também se apresenta com uma interpretação maravilhosa, além de outros artistas locais que, com suas músicas de serestas e seus violões, vão abrilhantando o fim de tarde nas margens do Rio Potengi.
O saxofonista Luís Dantas é sax-soprano da Banda Sinfônica Municipal de Natal e a violonista Mariana Holschuh é integrante da Orquestra Sinfônica do Estado do Rio Grande do Norte. (v.pesquisa Internet).
Esse programa acontece todas as terças, quartas e quinta-feiras, a partir das 17:00 horas, no Iate Clube de Natal, no bairro de Santos Reis.
Esse evento realmente emociona, por apresentar uma visão encantadora, como se estivéssemos diante de um famoso quadro pintado pela natureza..
Na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, também acontece um por do sol assim, na conhecida praia do Jacaré. Lá o saxofonista é o Senhor Jurandy do Sax e a música apresentada no momento é o bolero de Ravel.
Quem passar pela cidade do Natal, não retorne à sua cidade de orígem, sem antes assistir esse maravilhoso espetáculo.
------------------x--------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário