segunda-feira, 3 de maio de 2010

Teatro Caraubense em 3 Tempos - 2

Anchieta Fernandes


Durante o século 20, o pessoal de teatro em Caraúbas deixou de representar apenas no palco do Teatro São Sebastião, mesmo porque o teatro da cidade deixou de ser apenas para apresentações de peças de teatro, adaptando-se aos novos tempos, mudando o nome para Cine Teatro São Sebastião, mostrando também filmes, quando passavam exibidores itinerantes.

Nas salas escolares, passaram a se desenvolver as jovens vocações teatrais. Como a escritora caraubense Salete Fernandes Tavares relembrou , em seu livro “Acordes da Alvorada” (Edição Sebo Vermelho, 1999), as datas festivas como Independência do Brasil, Proclamação da República, Dia das mães, festejos juninos etc. todas eram comemoradas de diverss maneiras, com desfile escolar, declamações de textos ou poesias, apresentações de danças e dramatizações. Ela própria chegou “a representar papéis dramáticos”.

Esta atividade didática voltada para despertar o interesse dos estudantes caraubenses para a prática do teatro, inclusive, se estendeu às escolas isoladas de fazendas e distritos. Em setembro de 1985, por exemplo, a Escola Rural do Distrito de São Geraldo, sob a orientação da diretora Francisca Pereira de Castro, comemorou a Semana da Pátria com vasta programação, de 1º a 7 do referido mês, incluindo apresentações musicais e textos lidos pelos alunos, desfile e concentração escolar, e por fim a apresentação de um drama interpretado pelos alunos.

Na década seguinte, uma boa iniciativa foi tentada, para incentivar mais ainda o teatro estudantil em Caraúbas, mas se frustou por causa de um desentendimento.

Em junho de 1961, fora lançado na cidade o jornalzinho “O Estudante”, órgão “literário, noticioso e independente, de propriedade dos alunos do Ginásio Comercial Sebastião Gurgel”. O fundador (e diretor) era Theotônio Neves de Brito e os redatores eram Valdete Alves de Queiroz, Raimundo Gurgel Pinheiro e Francisco Fernandes Praxedes.

Com a coragem de pensar juvenilmente o certo, radicalizando mais para a esquerda que para a direita, eles tentaram no entanto organizar um movimento puramente cultural em prol dos jovens caraubenses, o Teatro de Amadores Caraubenses, que foi interpretado, devido a sigla (TAC), como sendo Trabalhadores Agrários Comunistas. Pois os jovens estudantes eram jovens líderes intelectuais, que tentavam conscientizar os trabalhadores caraubenses dos seus problemas e de possíveis soluções, participando de reuniões na Casa dos Trabalhadores Rurais. Com o falatório e a rejeição pelos próprios jovens caraubenses, o TAC não se concretizou.

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