Canindé Costa
Todo ano milhares de jovens vivem a desafiadora e angustiante “odisseia” de enfrentar o Vestibular. Do surgimento do Enem pra cá, as coisas têm mudado um pouco, mas, via de regra, a tensão à espera do resultado ainda aflige, faz roer unhas e tirar o sono de muitos candidatos a uma vaga na Universidade. O que ocorre na verdade, é que mais que uma simples expectativa, esses vestibulandos sentem o peso do novo “desabrochar”, de uma nova fase de vida e das responsabilidades que ela trará. Sabem também que, aprovados, entram para a parcela privilegiada do país, pois a Universidade ainda é oportunidade pra poucos.
Aqui destaco um depoimento de um ex-aluno e vestibulando, que com muita franqueza e sinceridade define melhor que ninguém essa fase importante de nossa vida intelectual: “... passar em um vestibular para alguns significa a coroação (premiação) por todos os anos de dedicação ao estudo, ao mesmo tempo, é uma porta que se abre para uma nova vida, novos desafios a serem vencidos em busca de espaço e respeito no mercado e na sociedade. Ao concluir o Ensino Médio, quase todos os estudantes vivem a expectativa de serem aprovados em algum vestibular, aprovação essa que gera alegria não só ao aprovado como também aos familiares e amigos que festejam a nova fase a ser vivida. Essa é com certeza, uma das melhores sensações: ver a alegria e o orgulho estampados nos rostos dos pais e familiares que sempre nos acompanharam em todas as fases estudantis”.
Nesse período do ano, algumas Universidades divulgam os seus “listões” para a alegria de uns e o desconsolo de outros. Devo dizer àquelas vítimas do ponto de corte ou coisa parecida, que você só ficou agora mais perto da aprovação; seu sonho para que se torne plenamente realizado, só necessita de mais um pouquinho de esforço e dedicação. Aos aprovados, resta agora fazer muita festa! Parabéns! Não foi pequena sua conquista!
A todos que hoje recebem o resultado do seu vestibular, Boa Sorte! Aqui deixo também a saudação de nosso amigo vestibulando que diz: “após receber o resultado do vestibular, caso seja aprovado, comemore com a responsabilidade de um verdadeiro universitário, e de ‘cuca raspada’, isso apenas para os homens é claro!”
Canindé Costa é professor de Sociologia e músico religioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário