domingo, 14 de março de 2010

Dia 14 de Março

Salete Pimenta Tavares

 
14 de Março é o Dia Nacional da Poesia. Nada mais justo do que homenageá-lo citando alguns poetas e poetisas que tão bem representaram e ainda representam a poesia no nosso país.

O filósofo Sócrates, numa citação tirada da Folhinha do Coração de Maria, Editora Ave Maria, Ano 2006, disse:”Não é por sabedoria que os poetas escrevem, mas por uma espécie de gênio e inspiração”. Existe também a expressão popular “De poeta e de louco todos nós temos um pouco”.

Podemos citar alguns destes divinos loucos que na sua inspiração, genialidade ou loucura mostraram a poesia ao mundo: Olegário Mariano (O Meu Brasil); Olavo Bilac (A Mocidade); J. G. De Araújo Jorge (Os Versos Que Te Dou); Castro Alves (O Navio Negreiro); Mário Quintana (Canção de Garoa); Fernando Pessoa (Natal na Província Neva); Auta de Souza (Caminho do Sertão); Cora Coralina (Saber Viver); Cecília Meireles (O Menino Azul); Carlos Drumond de Andrade ( Infância), Vinícius de Morais (Soneto de Fidelidade); Carlos Drumond de Andrade, numa entrevista à imprensa, disse que Vinicius de Morais foi o único poeta que viveu como poeta. Diógenes da Cunha Lima (Jesus Um Nordestino); Anchieta Fernandes (O OLHO) poema processo; Zila Mamede (Mar Morto); Palmira Wanderley (Árvore do Bem); Diva Cunha (Vita Brevis, Ars Longa); Marize Castro (Escrever); Myriam Coeli (Incidência);

Enfim, na minha pequenês de poetisa, venho homenagear esse dia tão importante com essa minha poesia:

“AH! SE EU FOSSE UM POETA”

Se eu fosse um “poeta”
enchia de alegria
os acordes musicais
da vida
com as minhas notas gramaticais.

Se eu fosse um “poeta
enchia de perfume
os canteiros do jardim
com o pólen esvoaçante
do meu lápis
num papel cetim.

Se eu fosse um “poeta”
enchia de fantasia
as escolas de samba
com um soneto místico
de luzes e cores
carregado de magia.

Se eu fosse um “poeta”
transformava naturezas mortas
em versos vivos de emoção
e num soneto à mostra
todo o meu sentimento
carregado de paixão.

Se eu fosse um “poeta”
os meus versos corriam estradas
em lindas arquiteturas
de linhas asfaltadas
e curvas magníficas
de letras futuras.

Se eu fosse um “poeta”
enchia de amor esse mundo desumano,
e na alcova dos meus versos,
na linguagem dos desejos,
nas rimas sem preconceito,
a paz que se tem direito.

Se eu fosse um “poeta”
enchia de felicidade
o livro da vida
com as minhas palavras;
e minhas estrofes rimadas
viviam com intensidade
a liberdade sonhada.

----------x---------

(Essa poesia foi musicada e gravada por Dudé Viana – CDs Marechal Hermes 95 anos de encontros musicais e Dudé Viana Acústico e ao Vivo)


Salete Pimenta Tavares é escritora e articulista do Jornal "Zona Sul" em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário