terça-feira, 16 de março de 2010

O Poder do perdão

Professor Marcos Roberto - Marquinhos



Os Cristãos têm ensinamentos que são maravilhosos à sua consciência se postos em prática! Nesses tempos da quaresma fica mais evidente a necessidade da reflexão e da ação dos ensinamentos de Jesus para à nossa vida espiritual e social/comunitária.


É evidente que a cultura do individualismo e a ideologia do capital intrejectada em nossas mentes pelos "aparelhos ideológicos do Estado", como diria Althusser, castram qualquer possibilidade da vivência desses ensinamentos.


"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. - Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos." (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40.).


Mas, será que realmente conseguimos amar ao outro como a nós mesmos???? E nós, realmente nos amamos???


Muita gente tem os joelhos esbugalhados da tanto que oram na(s) igreja(s) e no entanto ao sair delas já chutam o primeiro mendigo ou bêbado que aproxima-se... E aí???


Para fazermos o que fazemos de nossas vidas e como tratamos o/a nosso/a irmão/ã e nosso semelhante, penso que então não temos a compreensão "do que é amor", e muito mais distante estamos de entender "o que é amar!"


Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas. (S. MATEUS, cap. VII, v. 12.)


É assim que agimos??? De certo que não. Somos envenenados pelo mal do egoísmo. Podemos até lutar contra este sentimento e este carma, mas somos tomados por ele cada vez que temos de decidir entre "o eu" e "o outro". A ideologia fatalista do capitalismo nos corrói, nos condena ao fracasso perante os ensinamentos de Cristo. Nada disso é tão fácil de se combater, mas é possível.


Tratai todos os homens como quereríeis que eles vos tratassem. (S. LUCAS, cap. VI, v. 31.).


O Mestre nos ensinou. Mas, nem tudo que se é ensinado se aprende, sobretudo por nós ocidentais, corroídos pelo ódio e pelo rancor, sentimentos que matam aos poucos nossa alma e destrói nossa visão de mundo!


Como diz a letra da música da Banda Luxúria: "esse meu ódio é um veneno que se toma querendo que o outro morra”.


Aprender a perdoar. Ter a sensibilidade para entender os ensinamentos do Mestre Jesus! Vamos começar fazendo o jejum da palavra e buscando entender mais e mais o real sentido dos ensinamentos do amor, da comunhão e da fraternidade.


Marquinhos é professor de Sociologia e músico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário